Ícone de catavento

Energia limpa e até 15% mais barata

Economize na conta de luz, todo mês e use uma energia renovável. Uma forma sustentável, simplificada, e transparente de consumir energia. Sem obras, sem taxas, sem fidelidade, 100% digital.

Homem sorrindo em frente ao computador

Como funciona a Metha Energia?

É mais simples do que você imagina

1

Cadastre-se

Cadastre-se informando seus dados e a conta de luz que está em seu nome. Caso seja aprovado você usará a energia Metha.

2

Use energia limpa

Comece a usar a energia sustentável da Metha, gerada por meio de recursos renováveis como o sol e matéria orgânica.

3

Economize

Sua energia passa a ser até 15% mais barata, e você economiza, todos os meses, com um boleto simplificado da Metha.

4

Renove sua energia

Bem vindo ao futuro! Com a Metha você desfruta de um serviço moderno, 100% digital, sustentável e econômico!

Escolha usar uma energia limpa

Celular exibindo site da Metha Energia

sem obras,
sem burocracia,
sem investimento,
sem fidelidade

É só se cadastrar

Mas como isso é possível?

Agora você pode escolher de onde vem sua energia!

Ícone de catavento

Desde 2015 você pode pagar mais barato na sua conta ao gerar sua própria energia. Para isso você poderia, por exemplo, instalar placas solares no telhado da sua casa, o que demandaria investimento e espaço.

Ícone de planta

Com a Metha, você não precisa se preocupar em produzir sua própria energia para economizar. Nós fazemos isso por você. Geramos energia limpa através de recursos como o sol e o biogás.

Ícone de dinheiro

Essa produção é injetada na rede da concessionária local e transformada em créditos de energia. São esses créditos que possibilitam que você economize até 15% na sua conta de luz.

Ah! Isso tudo é feito de forma legal.

A Metha Energia opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, Resolução Normativa nº 687/2015 e também o Marco Legal da GD Lei nº 14.300/2022. Dessa forma está sempre em conformidade com a legislação e cumpre mensalmente as exigências das distribuidoras de energia, no caso de Minas Gerais, a Cemig

Somos a energia de mais de 75 mil pessoas

Estamos em
450 cidades

Já evitamos
a emissão de
34 mil toneladas
de carbono

Quem pode ser cliente Metha

Casa

Casa

Apartamento

Apartamento

Imóvel alugado

Imóvel alugado

A Metha é um serviço disponível para qualquer pessoa física que seja titular de uma conta de energia, que não possua nenhum tipo de benefício tarifário e atenda aos critérios de serviço analisados pela Metha durante a aprovação do cadastro. Atendemos mais de 450 cidades de Minas Gerais e estamos expandindo para todo o Brasil.

Mora em outro estado? Estamos chegando!

Faça seu pré-cadastro e seja um dos primeiros do seu estado a usar nossa energia limpa e mais barata.

Quero me cadastrar

A Metha é confiável?

O que dizem sobre a Metha

Alta na conta de luz leva brasileiros a buscar mais geração própria

“Uma das pioneiras nesse mercado, a Metha Energia promete até 15% de economia para clientes em Minas Gerais”

Leia a matéria

Aumenta procura por compartilhamento de energia renovável

“O compartilhamento de energia renovável é bom para o bolso e também para o meio ambiente”

Leia a matéria

Fundos apostam em startups com foco em eficiência energética

“A mineira Metha Energia conecta usinas de geração de energia distribuída a consumidores finais, com o objetivo de reduzir os dígitos nas contas.”

Leia a matéria
Ícone de catavento

O que nossos clientes falam sobre nós

Quero ser cliente

Ficou alguma dúvida?

Como meu desconto é calculado?

O desconto proporcionado pela Metha Energia pode chegar a 15%, porém será o seu perfil de consumo, bem como outros parâmetros relacionados à sua instalação que definirão o montante do seu desconto. Ele é calculado sobre a quantidade de créditos de energia que nós enviamos para você mensalmente.

Por exemplo: Se o seu consumo em determinado mês foi de 200 kWh e a energia injetada por nós, baseada no seu padrão de consumo, foi de 150 kWh, o desconto de 15% será aplicado sobre os 150 kWh que enviamos e os outros 50 kWh serão cobrados com o valor integral.

Além disso, não é possível aplicar nenhum tipo de desconto sobre encargos como taxa de iluminação pública, doações, etc.

Tenho que pagar alguma coisa para virar cliente?

Para ser Cliente Metha, você não precisa pagar nada além do Boleto Metha, que substitui a sua conta de energia e é até 15% mais barato. Não há nenhuma taxa de adesão, mensalidade ou qualquer tipo de investimento necessário. Além disso, não temos fidelidade, ou seja, você tem toda a liberdade para cancelar o seu contrato com um simples e-mail solicitando cancelamento.

*Verifique a seção “Como cancelar meu cadastro na Metha Energia?”

O serviço da Metha Energia é legalizado?

Sim! A Metha Energia opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 e também pela Resolução Normativa nº 687/2015. Dessa forma, estamos sempre em conformidade com a normatização da ANEEL e cumprimos mensalmente as exigências das distribuidoras de energia, que no caso de Minas Gerais são a Cemig e a Energisa-MG.

Quem pode ser cliente da Metha Energia?

Pode ser cliente da Metha qualquer pessoa física que seja cliente da Cemig ou Energisa-MG e que seja titular de uma conta de luz classificada pela concessionária dentro da subclasse residencial ou comercial.

Basta ter em mãos seu documento de identificação e seu número de instalação. Com apenas 5 minutos, você cadastra a sua instalação de forma 100% online e gratuita. Atualmente, atendemos todos os municípios do estado de Minas Gerais e em breve vamos abrir operação em outras regiões do Brasil.

O que muda na minha relação com a concessionária de energia?

Ao se cadastrar na Metha, você continuará sendo um cliente da sua concessionária de energia normalmente. O único ponto de alteração é que, a partir do momento que começar a receber os boletos da Metha Energia, você não precisará mais pagar as faturas da sua concessionária.

O Boleto Metha é muito mais fácil de entender, além de ser mais barato. Nele, você poderá acompanhar no campo "energia injetada" os créditos de energia que enviamos para a sua instalação mensalmente. Essa é a energia proporcionada pela Metha Energia, e é sobre ela que aplicamos o desconto de 15%.

A diferença entre o que você consumiu e o que injetamos também pode ser conferida no boleto. Esse valor, bem como os outros encargos (iluminação pública, doações, etc.) é repassado para a concessionária assim que identificarmos o seu pagamento. Ou seja, você não precisa mais pagar a fatura da sua concessionária, porque nós nos encarregamos de fazer esse repasse por você.

Ícone de catavento

Comece a
economizar!

Cadastre-se