Logo Cemig
CEMIG

Estou Sem Luz

Saiba como notificar a Cemig que você está sem luz através dos canais de atendimento e confira as possíveis causas para a falta de energia no seu imóvel

Estou sem luz da CEMIG. Como resolver?

Se você é cliente da Cemig e está sem luz, não se desespere! O corte da energia pode ter acontecido por vários motivos. Através do Cemig Atende você consegue resolver esses problemas e voltar a ter energia.

Veja as causas mais comuns para falta de luz e como resolver esse problema pelos canais de atendimento da Cemig. 

Você pode comunicar que está sem luz e solicitar a religação através do site Cemig Atende, aplicativo Cemig Atende, Whatsapp, Telegram, CemigBot, telefone 116 e SMS para o número 29810. Acompanhe para aprender a utilizar cada um.

Por que estou sem luz?

Existem várias causas para a Cemig cortar a energia, que podem envolver obras, acidentes ou falta de pagamento. 

O desligamento acidental da energia elétrica acontece quando o abastecimento é interrompido por causa de imprevistos como grandes tempestades e batida de carros com postes elétricos. 

O desligamento programado ocorre quando a Cemig precisa realizar obras de melhoria na rede elétrica, que podem ser consultadas pelo site da Cemig.

A falta de energia pode acontecer por defeitos nas instalações internas das residências. Para resolver esse problema, a Cemig orienta a desligar e religar rapidamente os disjuntores internos e a caixa de medição. Se você ouvir um ruído forte ou sentir cheiro de queimado, a orientação é entrar em contato com um eletricista. 

Você também pode ficar sem luz por falta de pagamento da conta de energia. Acompanhe para saber como avisar a Cemig que você está sem luz:

Como comunicar a falta de luz pelo Cemig Atende

1) Faça login no Cemig Atende com seu usuário e senha. Se nunca tiver acessado o site, você terá que fazer um novo cadastro, informando dados como o CPF do titular da conta. 

página de login do site cemig atende

2) Selecione a opção Estou sem Luz no menu inicial.

opção estou sem luz no site cemig atende

3) Você será orientado a fazer testes para tentar avaliar o motivo da falta de luz e resolver o problema. Se os caminhos apresentados não forem suficientes, role até o final da página. 

orientações para instalações sem luz no site cemig atende

4) Será emitido um protocolo de atendimento. Você deve informar o seu número de celular e uma “observação ou referência” para solicitar atendimento.

protocolo para avisar que está sem luz no cemig atende

Avisar que está sem luz pelo app Cemig Atende

1) Baixe o aplicativo Cemig Atende, que está disponível para sistemas Android e iOS

2) Faça login no app com seu usuário e senha. Se nunca tiver acessado o Cemig Atende, você terá que criar um novo cadastro

login no app cemig atende

3) No aplicativo, selecione a instalação com falta de energia. 

selecionar instalação no app cemig atende

4) No menu inicial, selecione o serviço “Estou sem luz”

 opção estou sem luz no app cemig atende

5) Você será orientado a fazer testes com os disjuntores. Informe o número do seu celular e observações para solicitar atendimento.

solicitação de atendimento estou sem luz app cemig atende

Comunicar que acabou a luz pelo WhatsApp 

1) Para avisar a Cemig pelo Whatsapp que você está sem luz, envie uma mensagem para o número (31) 3506-1160. Você receberá uma resposta automática. Selecione a opção 3 (“Estou sem luz”).

atendimento de whatsapp pelo cemig atende

2) Informe o CPF do titular da conta ou CNPJ da empresa, se for o caso.

 solicitação estou sem luz pelo whatsapp cemig atende

3) Confirme se os dados da instalação que consta falta de luz estão corretos, como número de instalação e endereço. Se estiverem, responda com o número 1.

atendimento whatsapp cemig atende estou sem luz

4) Você receberá um protocolo de atendimento e instruções para realizar um teste nas instalações internas. Informe se você deseja prosseguir (1 - Sim) ou não (2) com a solicitação do serviço. Lembre-se de enviar somente o número.

protocolo atendimento whatsapp cemig atende estou sem luz

Avisar que está sem luz pelo Telegram 

1) No site da Cemig, acesse a página Canais de Atendimento.

canal de atendimento cemig

2) Entre os Canais de Atendimento Digital, clique no canal Cemigbot (Telegram). Você será encaminhado ao aplicativo Telegram.

canais de atendimento digital cemig

3) No Telegram, clique em “Começar” para interagir com o assistente virtual. Você receberá uma resposta automática.

telegram da cemig

4) Selecione a opção “Outros serviços”

atendimento cemig pelo telegram para resolver falta de energia

5) Selecione a opção “Falta de energia” 

atendimento cemig pelo telegram

6) Você receberá instruções para verificar a situação das suas instalações internas antes da solicitação do atendimento. Envie “Sim” se desejar prosseguir.

atendimento cemig pelo telegram estou sem luz

7) Informe o CPF do titular da conta, número do cliente ou CNPJ da empresa (se for o caso) para continuar o atendimento.

atendimento cemig pelo telegram

Comunicar a falta de energia pelo CemigBot

1) No site da Cemig, acesse a página Canais de Atendimento.

canais de atendimento da cemig

2) Entre os Canais de Atendimento Digital, clique no canal Cemigbot (Web). Você será encaminhado para o bate-papo com o Cemig Atende Bot.

canais de atendimento digital da cemig

3) Após receber a mensagem automática do CemigBot, selecione a opção “Falta de energia

atendimento pelo cemigbot para falta de energia

4) Siga as instruções para as verificações nas suas instalações internas. Se desejar prosseguir no atendimento, clique Sim.

notificar falta de energia pelo atendimento cemigbot

Resolver a falta de luz pelo telefone 116

  1. Ligue para o número 116. A ligação é gratuita.

resolver falta de luz pelo telefone da cemig

  1. Após ouvir a mensagem automática, digite o número 2 e prossiga para o atendimento telefônico da Cemig.

atendimento pelo telefone cemig 116

Notificar a falta de luz Cemig por SMS 

  1. Envie uma mensagem SMS para o número 29810. Você receberá uma mensagem automática.

atendimento cemig falta de luz pelo sms 29810

  1. Digite e envie o número 1 para selecionar a opção “Falta de energia”. Seu protocolo será gerado e você será encaminhado para o atendimento.

atendimento cemig falta de luz pelo sms 29810

Viu como é fácil? Caso você não tenha conseguido resolver seus problemas, entre em contato com a Cemig pelos telefones 116 ou 0800 721 0116, para pessoas de fora de Minas Gerais. 

E acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas sobre a Cemig! Entenda como solicitar uma segunda via da conta Cemig, pedir a troca de titularidade da conta e registrar uma ligação nova da CEMIG. 

Você sabe de onde vem a sua energia? Para ter certeza de que a energia que abastece o seu imóvel é limpa, sustentável e não agride o meio ambiente, cadastre-se na Metha Energia!

A Metha é uma compartilhadora de créditos de energia: eles produzem energia limpa e transformam os créditos dessa energia em descontos na conta de luz de seus clientes. Ou seja: além de saber de onde vem a sua energia, você de quebra ainda economiza até 15% na conta de luz todo mês! Incrível, não é mesmo? Cadastre-se agora!


Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo