Logo Cemig
CEMIG

História da Cemig

Conheça a história da Cemig, concessionária responsável pelo abastecimento elétrico de 96% do estado de Minas Gerais

Conheça a história da Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil. A empresa está presente em 774 municípios de Minas Gerais, sendo responsável pelo abastecimento energético de 96% do estado. Atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica e distribuição de gás natural. 

A Cemig é uma estatal de economia mista controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e é a maior fornecedora de energia para clientes livres do país, com 18% do mercado nacional e um dos maiores grupos geradores, sendo responsável pela operação de 89 usinas e possuindo negócios em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Quer conhecer mais sobre a história da Cemig? Acompanhe conosco:

Fundação da Cemig

A Cemig foi fundada em 22 de maio de 1952, durante o mandato de Juscelino Kubitschek como governador do estado, e foi nomeada como Centrais Elétricas de Minas Gerais.

Na época, o Brasil começava a passar por diversas transformações culturais, sociais e tecnológicas. Por isso, o então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek formalizou o desejo de centralizar o setor de energia do Estado em uma única empresa, fundando a companhia que viria a ser a Cemig.

Assim, a história da Cemig começa a partir da identificação de uma demanda existente na sociedade: a  necessidade de energia elétrica para promover avanços em todos os setores.

Avanços da Cemig na década de 1980

A década de 1980 foi muito importante para a expansão e crescimento da Cemig. É criado o Programa Minas-Luz, uma parceria entre Cemig, Eletrobrás e Governo Estadual, visando ampliar o atendimento a populações de baixa renda no campo e nas periferias urbanas. 

Em 1983, a Cemig instalou a Assessoria de Coordenação do Programa Ecológico, responsável pelo planejamento e desenvolvimento de uma política específica de proteção ambiental. As mais diversas alternativas energéticas, como a energia eólica e a solar, a biomassa e o gás natural, entram no campo de pesquisas da Cemig. 

Em 1986, foi criada a Gasmig, subsidiária voltada para a distribuição de gás natural. No mesmo ano, a Cemig deixou de se chamar Centrais Elétricas de Minas Gerais e tornou-se a Companhia Energética de Minas Gerais. 

Anos 2000: Expansão nacional da Cemig

A Cemig abriu o século sendo incluída pela primeira vez no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Ainda no início da década, a empresa supera a crise de energia que abalou o país, inaugura a Usina Irapé e constrói simultaneamente as hidrelétricas Porto Estrela, Queimado e Funil.

A Cemig adquiriu ainda na primeira década do novo século, parte do controle da Light, no Rio de Janeiro, e da transmissora TBE, que opera linhas de transmissão no Norte e Sul do Brasil. No final da década, adquiriu a Terna Participações S.A, atualmente denominada Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa), tornando-se a 3ª maior transmissora do País. 

No mesmo período, a Cemig começou a participar da geração de energia em parques eólicos no Ceará, iniciou a construção de uma linha de transmissão no Chile e entrou no consórcio empreendedor do projeto de geração Santo Antônio, no Rio Madeira.

Em 2010, Cemig e Light firmaram parceria para o desenvolvimento da tecnologia Smart Grid, redes elétricas inteligentes que permitem a melhoria na eficiência operacional e a redução das perdas comerciais. 

Ao longo dos seus quase 70 anos, a Cemig se consolidou como uma das principais empresas do setor elétrico do país, ganhando projeção nacional e adquirindo espaço em bolsas de valores internacionais.

Quer saber mais sobre a Cemig? Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas sobre os serviços da Cemig! Confira o passo-a-passo para solicitar segunda via da conta de luz, troca de titularidade, religação de energia e muito mais!

Você está cansado de um serviço de energia tão desatualizado? Sente que falta modernidade na sua conta de luz? Conheça a Metha Energia, a empresa que surgiu para revolucionar o serviço para o cliente final!

Com a Metha Energia, você conta com um serviço 100% digital, canal de atendimento disponível e eficiente e ainda recebe uma conta de luz até 15% mais barata e muito mais fácil de entender! Tudo isso tendo a energia limpa como a sua nova aliada!

É muito mais fácil ser sustentável com a Metha! Clique aqui e faça o seu cadastro agora! Ah, e você não precisa pagar nenhuma taxa para utilizar o serviço 😉


Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo