Logo Cemig
CEMIG

Ligação Nova

Confira o passo-a-passo para pedir uma nova ligação de energia para a Light nos canais de atendimento disponibilizados pela empresa

Como solicitar uma ligação nova na Light

Se você mora na região atendida pela Light e quer levar luz para um lugar que nunca teve energia, você precisa solicitar uma ligação nova na Light. Conectar-se à rede elétrica é fundamental para o funcionamento do seu novo imóvel! 

Você pode solicitar uma nova ligação pelos postos presenciais de atendimento da Light e pela Agência Virtual da Light, canal por onde você também pode pedir a segunda via da sua conta de luz, troca de titularidade da sua conta e pedir a religação após corte de luz.

Lembre-se de estar atento à documentação necessária para solicitar uma ligação nova na Light. Saiba também o tempo médio para a instalação e o passo-a-passo para solicitar o serviço pelo site da Light.

Quais são os documentos necessários para solicitar ligação nova na Light?

Seja o novo imóvel uma empresa ou uma residência, você precisará anexar fotos dos seus documentos pessoais para solicitar o fornecimento de energia elétrica em uma nova ligação da Light. 

Se você solicitar a nova ligação pela Agência Virtual da Light, precisará digitalizar a sua documentação para fazer o pedido. Se optar pelo atendimento presencial, deverá entregar cópias simples dos seus documentos.

Se você solicitar o serviço como Pessoa Física, deverá apresentar documentos para comprovação do responsável e da atividade exercida no local.

O responsável deverá apresentar documento oficial com foto, em que conste RG e CPF. Indígenas que não possuam esses documentos devem apresentar o RANI. 

Para solicitar a ligação nova, você deve ter 18 anos completos, não possuir dívida vencida com a Light nem já ter outro relógio instalado no mesmo local. Se você for um menor de idade emancipado, fique atento à documentação solicitada para conseguir fazer o pedido.

O que devo saber antes de pedir a ligação nova?

O prazo do pedido de ligação nova na Light até o fornecimento de energia varia dependendo de onde o imóvel está localizado. 

Antes de fazer a ligação de energia, a Light fará uma vistoria, pois a instalação elétrica deve estar de acordo com as normas exigidas pela empresa de energia.

Se você está localizado em zona urbana, o prazo para a vistoria é de 3 dias úteis a partir do 1º dia útil seguinte à solicitação. Após a aprovação da vistoria, o prazo para a ligação é de dois dias úteis.

Se o seu imóvel for em zona rural, o prazo é um pouco mais longo. O prazo para a vistoria é de cinco dias úteis a partir do 1º dia útil seguinte à solicitação. Se a vistoria for aprovada, o prazo para a ligação é de mais cinco dias úteis.

Como solicitar uma ligação nova pelo site da Light.

1) Acesse a Agência Virtual da Light. Se você ainda não possui senha cadastrada, conecte-se pelas redes sociais ou selecione Ainda não tem senha? Clique aqui.

ligação nova pela agência virtual light

2) Para criar a senha de acesso, informe o seu CPF e código do cliente.

criar senha para pedir nova ligação da light

3) Tendo cadastrada a senha de acesso, acesse a sua conta no login da Agência Virtual

login para pedir ligação nova pela agência virtual light

4) No menu dos Serviços, selecione Ligação nova.

Solicite ligação nova pela Agência Virtual da Light.

5) Para cadastrar a ligação, preencha os dados cadastrais do novo titular. Informe o nome do cliente, código do cliente (caso já seja cliente da Light) e tipo de pessoa (física ou jurídica).

Preencha os dados do cadastro para solicitar ligação nova da Light

6) Informe os dados de contato do titular da nova ligação.

informe os seus dados de contato para ligação nova light

7) Informe se a nova ligação se dará em rede de baixa ou alta/média tensão.

informe ligação nova em baixa ou média ou alta tensão

8) Preencha os dados de endereço, ponto de referência e tipo de ligação da nova unidade consumidora de luz.

preencha os dados da nova ligação consumidora light

9) Anexe a documentação digitalizada para finalizar a solicitação de ligação nova.

10) Após o preenchimento completo do formulário e envio da documentação, selecione Não sou um robô e clique em Enviar.

Como encontrar uma agência Light para pedir nova ligação

1) Acesse o site da Light e selecione a opção Fale com a Light.

saiba onde ficam as agências presenciais no site da light

2) Na aba, selecione Agências de Atendimento.

ache agências light para ligação nova

3) Selecione a opção Clique e confira para ter acesso ao documento PDF com a lista dos endereços das agências de atendimento da Light.

lista de agências de atendimento presencial da light

Como você deve ter percebido, pedir uma ligação nova pelo site da Light te permite oferecer as informações completas do domicílio com bastante agilidade. Acompanhe o nosso site e descubra como solicitar outros serviços para a Light.


Atenção cliente da Light! Quer economizar na conta de luz? Com a Metha Energia você pode! A Metha está chegando ao Rio de Janeiro para dar até 15% de desconto todo mês na sua conta de energia!

Para começar a economizar com a Metha, basta se cadastrar no site! Eles produzem energia limpa, geram créditos de energia e transformam esses créditos em descontos na conta de luz dos clientes cadastrados na Metha. Incrível, não é mesmo? Clique aqui e conheça!


Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo