Enel Rio de Janeiro

História da Enel Rio de Janeiro

A multinacional italiana Enel é a maior empresa privada de energia a atuar no Brasil, estando presente no país desde 2005. Conheça a sua história

Conheça a história da Enel Rio de Janeiro

O Grupo Enel é uma multinacional do setor elétrico que está presente em 32 países. Hoje, a Enel Brasil é a maior empresa privada de energia do país, atendendo 17 milhões de clientes em quatro estados brasileiros.

A Enel Distribuição Rio é uma das principais empresas de geração e distribuição de energia no estado fluminense. Hoje a Enel está presente na maioria dos municípios do estado do Rio de Janeiro, distribuindo energia para quase oito milhões de pessoas.

Leia mais para conhecer a história da Enel e entender como ela se tornou uma das principais empresas de energia do Brasil. Saiba como a Enel chegou no estado do Rio de Janeiro e conheça as atividades da empresa no aproveitamento de fontes renováveis de energia, como solar e eólica.

A origem da empresa líder italiana

Antes de se tornar a maior empresa privada de energia em solo brasileiro, a Enel começou a sua história na Itália no século passado. O Grupo Enel foi fundado em 1962 pelo governo italiano, até hoje o maior acionista da empresa.

Até o final do século XX, as operações da Enel estavam localizadas quase completamente em território italiano.

Ao longo desse período, a empresa deu avanços importantes no desenvolvimento elétrico do país, levando luz para as zonas rurais da Itália e apostando em fontes alternativas de energia, como a energia nuclear.

A partir da virada do século, a italiana Enel apostou cada vez mais em sua presença internacional. Em 2007, o conglomerado adquiriu a espanhola Endesa, importante empresa de geração e distribuição de energia elétrica, assim estendendo sua atuação para países como Portugal e Brasil.

Hoje, o grupo Enel gera e fornece energia para 74 milhões de usuários, em 32 países diferentes.

As operações da Enel no Brasil

A italiana Enel fundou sua subsidiária no Brasil em 2005. A Enel Brasil é uma empresa que atua em diversos estados brasileiros e é uma pioneira no campo da energia sustentável, sendo a maior empresa privada de geração e distribuição elétrica do Brasil.

A Enel Brasil está presente nos estados do Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa atende mais de 400 municípios do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro. Já a Enel São Paulo é a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil, no critério de número de clientes atendidos.

A Enel possui uma atuação importante na área de produção e distribuição de energia verde no Brasil. Além de operar fontes mais tradicionais de geração de luz, como as fontes termoelétrica e hidroelétrica, a Enel atua também com fontes renováveis, como solar e eólica. A empresa opera a maior planta de energia solar do país, localizada no estado do Piauí.

As distribuidoras da Enel são líderes em geração e distribuição de energia, atendendo desde residências até empresas e indústrias, passando pelo setor público. Hoje, existem 17 milhões de clientes da Enel Brasil, espalhados nas mais diversas áreas urbanas e rurais do país.

A história da Enel no Rio de Janeiro

A Enel Distribuição Rio é a sucessora da Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (CERJ), empresa centenária de distribuição de energia do estado fluminense.

A empresa de energia que daria origem à CERJ foi fundada nos anos 1950, com o nome Empresa Fluminense de Energia Elétrica. Após diversas mudanças na política energética do estado fluminense, a empresa passaria a se chamar Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro em 1980.

Em 1996, a CERJ foi privatizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro. A antiga estatal foi comprada pela Endesa SA, grande empresa de geração e distribuição de energia espanhola. Após a virada do século, a CERJ foi rebatizada de Ampla Energia.

No ano de 2009, a multinacional espanhola foi adquirida pela italiana Enel. Com a mudança, as operações da Endesa no Rio de Janeiro mudariam de nome. De Ampla Energia, a empresa de distribuição de energia elétrica passou a ser chamada de Enel Distribuição Rio.

Hoje, a Enel Distribuição Rio atende 2,6 milhões de domicílios do estado do Rio de Janeiro. A empresa está presente em 66 cidades fluminenses, mais de 70% do total de municípios do estado.

Se você quiser saber mais sobre a Enel Distribuição Rio, conheça o nosso site! Aqui você aprende a solicitar serviços de luz como a troca de titularidade da sua conta, a segunda via do seu boleto de luz e a solicitação de religação de energia.


Clientes da Enel Rio de Janeiro não precisam pagar tão caro na conta de luz. Conheça a Metha Energia, empresa que está chegando ao Rio para mudar a forma como você se relaciona com o serviço de energia.

Com a Metha, você passa a usar energia limpa e recebe descontos de até 15% na conta de luz todo mês, em um serviço 100% digital sem precisar fazer nenhum tipo de obra. Clique aqui e seja o primeiro a se cadastrar quando a Metha estiver disponível no Rio de Janeiro!


Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo