Enel Rio de Janeiro

Troca de Titularidade

Confira as instruções para solicitar a troca de titularidade da sua conta de luz da Enel nos canais de atendimento disponibilizados pela empresa

Como solicitar a troca de titularidade Enel

Precisa de mudar a titularidade da sua conta de energia? A troca de titularidade da Enel permite a mudança do nome do responsável pela instalação de energia elétrica. Dessa forma, você pode solicitar a alteração do titular da sua conta de luz Enel.

É possível pedir a troca da titularidade da sua instalação Enel de forma gratuita. O serviço de mudança de titularidade pode ser solicitado no site da Enel e também nas agências presenciais da empresa.

Confira o passo a passo e saiba os requisitos para pedir a troca de titularidade da sua conta de luz Enel. Encontre também a agência mais próxima de você!

O que saber antes de pedir a troca de titularidade

O serviço de troca de titularidade da conta da Enel requer que a unidade consumidora não tenha valores em aberto. Por isso, você deve se certificar de que não existam débitos e parcelamentos vencidos ou sem pagamento no endereço.

O novo titular da unidade também não deve ter pendências com a Enel. Verifique se existem débitos vinculados ao CPF e RG antes de pedir a troca de titularidade.

Quando pedir o serviço, o novo titular deve consultar a leitura do medidor de energia logo antes da solicitação. Assim, a Enel revelará os valores que devem ser quitados para a realização da mudança de titularidade.

Quais são os documentos para trocar a titularidade na Enel?

O processo de troca de titularidade pede alguns documentos para realização do serviço. Fique atento, porque as regras são diferentes para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Para pessoa física, você precisará ter em mãos uma cópia do CPF e do documento oficial foto. Os documentos de identificação aceitos são carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte e identidade funcional.

Quando se tratar de pessoa jurídica, você deverá apresentar uma cópia do CNPJ da empresa.

Emitir segunda via pelo site da Enel

1) Acesse o site enel.com.br/pt e selecione o seu estado.

Acesse o site enel.com.br/pt e selecione o seu estado

2) Selecione “conheça nossos serviços online” para solicitar a troca de titularidade.

Selecione “conheça nossos serviços online” para solicitar a troca de titularidade.

3) Faça login no site da Enel. Você pode acessar a área reservada acessando com Facebook ou Google. Se não tiver uma conta, cadastre-se.

Faça login no site da Enel. Você pode acessar a área reservada acessando com Facebook ou Google

4) Para ter uma conta no site da Enel, basta informar número de cliente e CPF e seguir o fluxo de cadastro.

Para ter uma conta no site da Enel, basta informar número de cliente e CPF e seguir o fluxo de cadastro.

6) Selecione a opção Contas no menu no canto superior à esquerda.

Você também tem a opção de selecionar a opção Contas no menu Minha Enel à esquerda.

7) Ao aparecer a lista dos serviços, aperte em + na opção Troca de Titularidade

Menu Troca de Titularidade Enel

8) Fique atento à descrição e aos pré-requisitos do serviço de troca de titularidade.

A descrição do serviço de troca de titularidade da Enel.

9) Você tem a opção de solicitar rapidamente o serviço com o seu número do cliente.

Você tem a opção de solicitar o serviço com o número de cliente Enel.

10) Se não tiver o número de clientes em mãos, você pode fazer a solicitação informando os dados do cliente atual.

Se não tiver o número de clientes em mãos, você pode fazer a solicitação informando os dados do cliente atual.

11) Informe os dados pessoais do novo cliente.

Informe dados do novo cliente para troca de titularidade Enel.

12) Informe estado civil, endereço de e-mail e telefone do novo cliente.

Informe estado civil, endereço de e-mail e telefone do novo cliente.

13) Informe os dados de registro do novo cliente e adicione o arquivo da documentação em anexo, com frente e verso. Também, informe se a instalação será transferida para o seu nome ou outra pessoa/empresa.

Informe os dados de registro do novo cliente e anexe uma foto do documento de identificação, com frente e verso. Também, informe se a instalação será transferida para o seu nome ou outra pessoa/empresa.

14) Informe dados complementares antes da solicitação, como a leitura contida no medidor na data da solicitação e a data que o novo cliente entrou no imóvel.

 Informe dados complementares antes da solicitação, como a leitura contida no medidor na data da solicitação e a data que o novo cliente entrou no imóvel.

15) Autorize a Enel a transferir contas não pagas a partir de hoje para o seu nome, confirme as informações prestadas e registre eventuais observações.

Autorize a Enel a transferir contas não pagas a partir de hoje para o seu nome, confirme as informações prestadas e registre eventuais observações.

16) Informe que não é um robô e registre a sua solicitação.

Informe que não é um robô e registre a sua solicitação.

Você já viu que pedir a troca de titularidade pelo site da Enel não é tão complicado! Se você tiver dificuldade para concluir a sua solicitação, é possível fazer contato telefônico com a empresa pelo número 0800 021 0196.

Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas sobre os serviços da Enel RJ! Sabia o passo-a-passo para tirar segunda via da conta, alertar a falta de luz e solicitar nova ligação com muita facilidade.


Já pensou em economizar na conta de luz? A Metha Energia está chegando ao Rio de Janeiro! Com a Metha, você conta com um serviço 100% digital, passa a usar energia limpa e ainda recebe até 15% de desconto na sua conta de luz todo mês!

Clique aqui e seja avisado assim que a Metha começar a atuar no RJ!



Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo