Energisa

História da Energisa

O Grupo Energisa foi fundado em 1905 no interior de Minas Gerais e hoje é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro. Conheça a sua história

Conheça a história da Energisa

O Grupo Energisa é um dos maiores conglomerados privados do setor elétrico brasileiro. Composto por seis empresas, o grupo fornece luz para aproximadamente 10% da população brasileira, abastecendo unidades consumidoras em 862 municípios das cinco regiões do país.

Fundada há mais de um século no interior de Minas Gerais, a Energisa controla 11 distribuidoras de energia presentes do Paraná até o Acre. Hoje, são quase 8 milhões de unidades consumidoras atendidas pelo conglomerado.

Leia o artigo completo para conhecer a história da Energisa e saber mais sobre a evolução dessa empresa que passou de uma companhia elétrica local para um dos maiores grupos de abastecimento de luz do Brasil.

A Companhia Cataguazes-Leopoldina

No ano de 1905, foi criada a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina no município de Cataguases, na Zona da Mata mineira. 

Inaugurada como sociedade anônima, a empresa que daria origem à Energisa foi fundada pelos empresários José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira.

Já em sua primeira década de existência, a empresa obteve registro na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e expandiu as suas atividades pelo interior de Minas Gerais, inaugurando sua primeira hidrelétrica e adquirindo os serviços elétricos de Muriaé-MG.

O crescimento do grupo em Minas Gerais

O crescimento da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina aconteceu através da inauguração de usinas geradoras próprias e pela gradual aquisição de grupos empresariais de energia espalhados por Minas Gerais.

Nas décadas seguintes, as atividades do grupo foram ampliadas pela aquisição de companhias localizadas em cidades como Rio Pomba (1918), Além Paraíba (1949), Manhuaçu (1977) e Miraí (1994), na região da Zona da Mata Mineira. 

À medida que se estende pelo território mineiro, a empresa constrói e põe em funcionamento diversas usinas próprias de produção de energia em seus municípios de atuação.

Avanços nacionais da Cataguazes-Leopoldina

Em 1996, a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina faz o seu primeiro avanço para fora de Minas Gerais, adquirindo a concessão de energia do município de Sumidouro, no estado do Rio de Janeiro.

Já no ano seguinte, duas compras importantes impulsionariam a futura Energisa em nível nacional. Em 1997, a Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (CENF) e a Empresa Energética de Sergipe são adquiridas em leilão, o que expande as atividades do grupo para o interior do Rio de Janeiro e para o Nordeste brasileiro.

Além de avançar na construção de unidades hidrelétricas em Minas Gerais, a Companhia compraria ainda mais duas empresas de distribuição de energia, marcando o início de operação no estado da Paraíba na virada do milênio.

O Grupo Energisa torna-se uma presença nacional

A Cataguases-Leopoldina inicia o século 21 com operações aceleradas, adquirindo empresas em leilões de privatização e inaugurando usinas de geração de energia elétrica pelo Brasil. 

Em 2008, reformulações na estrutura da empresa fazem com que o conglomerado tome a sua forma atual. Neste ano, o Grupo Cataguases-Leopoldina torna-se oficialmente o Grupo Energisa e todas as empresas concessionárias estaduais passam a ter o prefixo Energisa.

Depois disso, o Grupo Energisa não pararia mais de crescer. Em 2010, o conglomerado passaria a atuar no projeto de geração de energia sustentável, investindo na construção de parques eólicos no Rio Grande do Norte nos anos seguintes.

Em 2018, a Energisa expande a sua inserção na Região Norte do Brasil pela aquisição de distribuidoras anteriormente pertencentes à Eletrobras, no Acre e em Rondônia.

Em seu pouco mais de um século de existência, a antiga Companhia Cataguazes-Leopoldina se estabeleceria como um dos principais conglomerados de produção, distribuição e comercialização de energia do país.

Quer saber mais sobre a Energisa? Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas sobre os serviços da Energisa! Confira o passo-a-passo para solicitar segunda via da conta de luz, troca de titularidade, religação de energia e muito mais!


Você sabia que consumidores da Energisa-MG podem virar clientes da Metha Energia? Com a Metha Energia, você conta com um serviço 100% digital, canal de atendimento disponível e eficiente e ainda recebe uma conta de luz até 15% mais barata e muito mais fácil de entender! Tudo isso tendo a energia limpa como a sua nova aliada!

É muito mais fácil ser sustentável com a Metha! Clique aqui e faça o seu cadastro agora! Ah, e você não precisa pagar nenhuma taxa para utilizar o serviço.


Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo