Light

História da Light

A Light Rio de Janeiro foi fundada em 1905 e hoje atende mais de 10 milhões de pessoas. Confira a história dessa empresa de energia.

Conheça a história da Light

A Light S/A é uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o grupo oferece serviços de distribuição, geração e comercialização de energia para mais de 30 municípios do estado fluminense. 

Com mais de um século de existência, a Light atende uma grande e populosa região em que vivem mais de 10 milhões de pessoas. Este número representa mais da metade da população do estado do Rio de Janeiro. 

Leia o artigo completo para conhecer a história da Light e saber mais sobre a evolução dessa companhia, que passou por muitas mudanças até se tornar uma das maiores empresas elétricas do Rio de Janeiro. 

Do Canadá para São Paulo

Antes de se tornar uma das principais distribuidoras de energia do Rio de Janeiro, a Light

começou a sua história ainda no século 19 e bem longe da Baía de Guanabara.

Em 1899, a empresa São Paulo Tramway, Light and Power Company foi fundada em Toronto (Canadá). No mesmo ano, a empresa passou a atuar no estado de São Paulo.

Na virada do século, os sócios canadenses buscaram estender suas atividades para fora do estado paulista. Em 30 de maio de 1905, foi fundada a Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company, primeiro nome da atual Light S/A.

A Light chega ao Rio de Janeiro

O desenvolvimento da Light acompanhou o crescimento da Cidade Maravilhosa no início do século 20, época em que o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil.

Passados cinquenta anos de funcionamento, a Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company seria fundida com a São Paulo Tramway, Light and Power Company.

É a partir da junção da empresa carioca com a paulista que surgiu a empresa Light – Serviços de Eletricidade SA.

Estatização nos anos 70

No final da primeira metade do século 20, uma nova estratégia do governo federal em relação ao setor elétrico mudou o curso da história da Light. 

Como parte de um projeto maior de nacionalização dos sistemas elétricos do Brasil, inaugurado no período democrático e continuado na Ditadura Militar, a Light passou a ser uma empresa estatal na década de 1970.

Nos anos seguintes, a Light foi reestruturada e suas operações em São Paulo foram adquiridas pelo governo paulista, que a transformou na empresa Eletropaulo.

A parte fluminense manteve o mesmo nome e virou uma empresa estatal voltada à Eletrobrás. A empresa era uma das principais estatais do estado do Rio, sendo responsável pelo fornecimento de energia das principais cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba Fluminense. 

Light é privatizada e entra na bolsa de valores

Após o processo de redemocratização do Brasil, os anos 1990 foram marcados por uma sequência de privatizações de empresas públicas, inclusive no ramo de energia elétrica.

A Light foi leiloada em 1996 e adquirida por um conjunto de corporações e consórcios, como a Rio Minas Energia, AES Corporation e EDF International. 

Essas empresas passaram a ter o controle acionário de cerca de 80% do capital da Light, e os outros 20% pertencem a acionistas minoritários. 

Diversas compras e vendas de pedaços de sociedade da Light provocaram reestruturações na Light já no século 21. Hoje, a Light é uma empresa privada e uma sociedade anônima, cotada em bolsas de valores como a de São Paulo.

Light nos dias de hoje

Hoje, o Grupo Light é uma holding que controla 5 empresas: Light Serviços de Eletricidade, responsável pela distribuição de energia, Light Energia, que cuida da geração de energia, LightCom, na área de comercialização de energia, Light Conecta, responsável por geração de energia e serviços, e Light Soluções em Eletricidade, que atua na área de serviços.

A Light está presente em 31 municípios fluminenses: Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Carmo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Comendador Levy Gasparian, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Quatis, Queimados, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

A empresa de energia possui 5 usinas hidrelétricas, com capacidade instalada de 855 megawatts. São elas: Nilo Peçanha, Fontes Nova e Pereira Passos, localizadas no município de Piraí - RJ, e compondo o Complexo de Lajes; Ilha dos Pombos, em Carmo - RJ, e Santa Branca, localizada no município de Santa Branca - SP.

Quer saber mais sobre a Light? Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas sobre os serviços dessa concessionária de energia! Confira o passo-a-passo para solicitar segunda via da conta de luz, troca de titularidade, religação de energia e muito mais!


Um novo serviço de energia está chegando ao Rio de Janeiro, muito mais moderno, prático, digital, econômico e sustentável! Conheça a Metha Energia, a empresa que chegou para revolucionar o setor elétrico.

Com a Metha, você economiza até 15% na conta de luz e ainda passa a usar energia limpa! Para saber mais, clique aqui e acesse o site!


Quero economizar

Para virar Cliente Metha é fácil: basta se cadastrar no nosso site e aguardar aprovação. Tudo de forma fácil, rápida e 100% online.

Quero economizar!
Homem negro sorrindo