Perguntas Frequentes

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Sobre a Metha Energia

Como funciona o serviço?

Conectamos usinas de geração de energia limpa ao consumidor final. Geramos energia em nossas usinas, injetamos na rede de transmissão das concessionárias e assim obtemos os créditos de energia.

Como Cliente Metha, a parte da sua conta de luz que é referente ao seu consumo será substituída por esses créditos. E assim você usufrui do nosso desconto de até 15% em relação ao valor que pagaria para a concessionária convencional.

A porcentagem de desconto pode variar em cada concessionária. Isso acontece porque cada uma possui características operacionais e tributárias diferentes, e isso limita o desconto que podemos oferecer aos Clientes Metha.

Por exemplo, aos Clientes Metha da região atendida pela concessionária Cemig de Minas Gerais, conseguimos oferecer um desconto de até 15%. Enquanto que para os Clientes Metha da região atendida pela concessionária CPFL Paulista de São Paulo, conseguimos oferecer apenas 10% de desconto.

O que é geração compartilhada - sistema de compensação de energia?

A Geração Compartilhada é uma das modalidades presentes no sistema de Geração Distribuída. Nesta modalidade, um grupo de consumidores divide entre si os créditos de energia gerados por uma mesma usina de micro ou minigeração.

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 define o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da sua concessionária local.

O que diferencia a Metha Energia de uma concessionária tradicional?

A Metha Energia é um serviço de compartilhamento de créditos de energia com que produz a energia limpa que envia para a concessionária tradicional em troca de créditos. Já a concessionária tradicional é responsável pelo o serviço de distribuição de energia, registro de consumo e pela manutenção do sistema de transmissão.

Quem autoriza e fiscaliza a Metha Energia?

A Metha Energia opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, pela Resolução Normativa nº 687/2015 e pela Lei nº 14.300/2022 - Sempre em conformidade com as normatizações da ANEEL e cumprindo mensalmente as exigências das distribuidoras de energia.

Detalhes da adesão

A Metha Energia atende em quais regiões?

Atendemos as cidades de Minas Gerais que contam com a Cemig como concessionária de energia e as cidades de São Paulo que têm a CPFL Paulista como concessionária de energia. Em breve, atenderemos a outros estados! Caso deseje fazer o seu pré cadastro, basta clicar aqui.

O que devo fazer se eu não for o titular da conta?

O cadastro deve ser feito pelo titular da conta da concessionária local, e caso não seja você, há duas opções:

1 - Solicitar a alteração de titularidade junto à distribuidora e se cadastrar após as 3 primeiras contas.

2 - Pedir para o titular fazer o cadastro da instalação.

Tenho mais de uma instalação vinculada ao meu CPF. É possível receber o desconto em todas elas?

Sim. Basta inserir em cada cadastro o número da instalação em que deseja receber o seu desconto Metha e cada uma delas passará por uma análise independente.


A Metha Energia consegue atender instalações que se enquadram na Tarifa Branca, Tarifa Rural ou Tarifa Social?

Não. Nós não atendemos instalações que se enquadram em uma destas tarifas, pois são tarifas subsidiadas e isso nos impossibilita de oferecer um desconto.

É necessário algum tipo de obra para aderir ao serviço?

Não, nadinha! Nosso serviço é 100% digital. Com apenas alguns cliques você realiza o seu cadastro em nosso site e após a aprovação você se torna Cliente Metha.

Quais são os critérios de análise do meu cadastro?

1- A média de consumo:

Para instalações monofásicas, são aprovados clientes com consumo médio de 130 kWh ao mês.

Para instalações bifásicas, são aprovados clientes com consumo médio de 150 kWh ao mês.

Para instalações trifásicas, são aprovados clientes com consumo médio de 200 kWh ao mês.

2- Histórico de consumo superior a 120 dias.

3- Cadastradas no mesmo nome do titular da conta.

4- Instalações incluídas na modalidade tarifária B1 e B3 também poderão ser aprovadas.

Instalações que recebam tarifas subsidiadas, que já recebem energia ou possuem sistema de Geração distribuída própria ou de outra empresa, não serão aprovadas.

Posso ser cliente da Metha Energia morando de aluguel?

Sim. Desde que você seja o titular da instalação de energia.

Sobre o setor de energia

O que é “crédito de energia”?

Quando uma micro ou mini-usina injeta energia na rede da distribuidora, ela recebe créditos de acordo com quantos kWh foram injetados. São esses créditos de energia que comercializamos mensalmente para nossos clientes.

O que é “custo de disponibilidade”?

O custo de disponibilidade, também conhecido por “taxa mínima”, é o valor cobrado pelas concessionárias pela infraestrutura para disponibilizar a energia elétrica no ponto de consumo. Ou seja, mesmo que não exista qualquer consumo de energia, o custo da infraestrutura precisa ser ressarcido.

O Custo de Disponibilidade é regulado pela resolução ANEEL n°414, que estabelece os seguintes valores mínimos de entrega de energia, conforme padrão de conexão com a rede:

I – O valor equivalente a 30 kWh, se padrão monofásico.

II – O valor equivalente a 50 kWh, se padrão bifásico.

III – O valor equivalente a 100 kWh, se padrão trifásico.

Ou seja, segundo a ANEEL, caso seu consumo mensal seja inferior à quantidade mínima aplicável, você pagará pelo custo de disponibilidade, onde o valor corresponderá à quantidade de energia mínima multiplicada pela tarifa.

Detalhes do serviço

Como meu desconto é calculado?

Nós enviamos energia para você de acordo com o seu perfil de consumo e outros parâmetros relacionados à sua instalação.

Por exemplo, se o seu consumo em determinado mês foi de 200 kWh e a energia injetada por nós foi de 150 kWh, o nosso desconto será aplicado sobre os 150 kWh que enviamos. Os outros 50 kWh serão cobrados com seu valor integral, pois foram enviados pela concessionária tradicional e ela pratica um preço diferente.

Além disso, não é possível aplicar nenhum tipo de desconto sobre outros encargos como taxa de iluminação pública, doações e afins. Ou seja, o desconto é realmente calculado em cima da energia que enviamos.

O desconto é imediato após a adesão como cliente Metha?

A ANEEL nos permite cobrar apenas pela energia injetada. Então é necessário cumprir os prazos regulamentares junto à concessionária tradicional, além de depender também da disponibilidade de energia.

Após a aprovação da instalação cadastrada, você será informado da previsão de quando irá receber o nosso primeiro boleto. Até lá, deverá continuar pagando o boleto da concessionária tradicional normalmente. Mas em caso de dúvidas, a nossa central de atendimento estará sempre à sua disposição.

Como solicitar a 2ª via do boleto da Metha Energia?

Basta entrar em contato com a gente. Pode ser por telefone ou WhatsApp no número (31) 4141-6192, ou pelo e-mail contato@methaenergia.com.br.

Como fica a minha relação com a concessionária tradicional de energia?

Você continua sendo cliente das concessionárias tradicionais de energia. Afinal, são elas que farão a leitura do relógio e a manutenção da rede elétrica. Mas ATENÇÃO, a partir do momento que começar a receber os nossos boletos Metha Energia, você deve desconsiderar as contas de luz da concessionária tradicional.

Mensalmente enviamos nossos créditos de energia para sua instalação, valor que você verá através de um campo denominado por "energia injetada" no seu boleto Metha. E além dele, você verá que todos os outros encargos (iluminação pública, doações, etc.) serão cobrados por nós. Após identificarmos o seu pagamento repassamos o valor para a concessionária, evitando assim que você precise lidar com dois boletos de energia elétrica por mês.

Como verifico se a conta da minha concessionária está em dia?

Você pode acompanhar a quitação das faturas pelo site da concessionária tradicional. Basta utilizar os dados de identificação junto a sua concessionária de energia ( Número do Cliente, Número da Instalação, Unidade Consumidora), ambos informados no boleto Metha Energia.

Você também pode solicitar os comprovantes de repasse da Metha para a concessionária tradicional. Basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento.

Corro o risco de ficar sem energia?

A Metha Energia é responsável apenas pela destinação de energia limpa para o seu consumo, a distribuição dessa energia continuará sendo feita pela concessionária tradicional. Portanto, em caso de queda de energia, você precisará entrar em contato direto com a concessionária.

Em caso de corte de energia por inadimplência, você deve entrar em contato com a Metha Energia para regularizar sua situação. Mas se tiver qualquer dúvida entre em contato com a gente, estamos aqui para te ajudar sempre.

O que acontece se eu mudar de casa?

É necessário um aviso prévio de 90 dias para atualização cadastral junto a concessionária tradicional. Assim também poderemos realizar a transferência de saldo restante, caso sobrem créditos de energia vinculados à sua antiga instalação.

Tem fidelidade no contrato?

Não. Você tem o direito de cancelar seu contrato a qualquer momento com um simples contato com a nossa equipe de atendimento.

*Verifique a seção abaixo “Como cancelar meu cadastro na Metha Energia?” para mais informações.

Como cancelar o meu cadastro com a Metha Energia?

Basta um simples contato com a nossa equipe de atendimento. Seja ele via e-mail, ligação ou whatsapp, você pode solicitar o seu cancelamento. Após realizar a solicitação, você receberá um e-mail com um protocolo e a formalização da abertura do cancelamento e após a conclusão do cancelamento receberá um novo e-mail comunicando o encerramento do seu contrato. O prazo de cancelamento é de 60 a 90 dias.

Este prazo se deve ao seguinte motivo: A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, dá às concessionárias tradicionais o prazo de 60 a 90 dias para a atualização da lista de clientes que possuem a energia injetada. Ou seja, mesmo após serem informadas por nós do seu pedido de cancelamento, as concessionárias ainda possuem este prazo para desvincular a sua instalação do nosso serviço.

Os nossos contatos oficiais são:

E-mail: contato@methaenergia.com.br

Telefone (ligação e whatsapp): (31) 4141-6192