Perguntas frequentes

Sobre a Metha Energia

A Metha Energia possui energia ilimitada?

A Metha Energia possui várias usinas geradoras de energia limpa e atua também em parceria com as distribuidoras, porém não possui energia ilimitada.

Caso não tenhamos energia disponível no momento do seu cadastro, você entrará em nossa fila de espera e te manteremos atualizado. Estamos sempre trabalhando para expandir nossa capacidade de geração.

O que diferencia a Metha Energia de uma concessionária de distribuição de energia?

A Metha Energia é um serviço de compartilhamento de créditos de energia. Enquanto uma concessionária de distribuição é responsável por todo o serviço de distribuição de energia e suas atividades vinculadas.

Quem autoriza e fiscaliza a Metha Energia?

A Metha Energia opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 e também pela Resolução Normativa nº 687/2015. Dessa forma está sempre em conformidade com a normatização da ANEEL e cumpre mensalmente as exigências das distribuidoras de energia, no caso de MInas Gerais, a Cemig e a Energisa- MG.

Detalhes da adesão

A Metha Energia atende em quais regiões?

A princípio atendemos todos os municípios com a rede de distribuição da CEMIG no estado de Minas Gerais.

Em breve abriremos operação em outros estados.

O que devo fazer se eu não for o titular da conta?

O cadastro só pode ser feito pelo do titular da conta na concessionária local*.

Você tem duas opções:

1 - Solicitar a alteração de titularidade junto à distribuidora. Aqui tem guia para a troca de titularidade na CEMIG.

2 - Pedir para o titular fazer o cadastro da instalação.

É só resolver a situação e começar a economizar!

*Confira as concessionárias atendidas pela Metha

Tenho mais de uma instalação vinculada ao meu CPF. É possível receber o desconto em todas elas?

Sim. É necessário que todas as instalações estejam vinculados à rede da CEMIG e ligadas ao mesmo CPF. Basta apenas inserir cada número de instalação que deseja receber o desconto durante a etapa de cadastro.

*Cada instalação passará por uma análise independente.

A Metha Energia consegue atender instalações que se enquadram na Tarifa Branca, Tarifa Rural ou Tarifa Social?

Não. A Metha Energia não aprova clientes que se enquadram em uma destas tarifas, por se tratarem de tarifas subsidiadas, o que nos impossibilita de oferecer um desconto.

O que é necessário para aderir à Metha Energia?

É super simples! Você precisa:

1. Possuir uma conta de energia em seu nome *;

2. Preencher o cadastro inicial no site da Metha Energia;

3. Enviar uma foto do seu documento de identificação e informar o número da sua instalação vinculada à distribuidora de energia na qual deseja receber o desconto;

4. Após confirmarmos a disponibilidade de energia das nossas fontes você deve ler e concordar os com os nossos Termos de Uso, utilizando o meio digital indicado por nós.

Pronto! Depois disso, é só aproveitar a economia!

*Lembramos apenas que sua instalação cadastrada passará por uma análise para ser aprovada.

Por que tenho que participar de uma cooperativa?

Conforme disposto na Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, os consumidores devem estar reunidos em uma cooperativa ou consórcio para usufruir dos créditos de energia proveniente de uma micro ou mini usina de geração distribuída.

É necessário algum tipo de obra para aderir ao serviço?

Não. A economia na conta de luz proporcionada pela Metha Energia permite que todo o processo seja feito online, com apenas alguns cliques e sem a necessidade de obras em seu imóvel. Siga o passo a passo em nosso site que o restante é por nossa conta!

Por que meu cadastro passa por uma análise?

Seguimos alguns requisitos básicos que tem como base as resoluções da Aneel e, ao mesmo tempo, parâmetros para garantir a qualidade, segurança e o real benefício do nosso serviço.

Posso ser cliente da Metha Energia morando de aluguel?

Sim. Porém,o cadastro só pode ser feito pelo do titular da conta da CEMIG.

Se a conta estiver em seu nome, “locatário”, basta fazer o cadastro normalmente;

Se a conta estiver em seu nome do proprietário do imóvel, você tem duas opções: Solicitar a alteração de titularidade junta à distribuidora ou pedir para o titular fazer o cadastro da instalação na Metha Energia.

Tenho placa solar na minha casa, posso ser cliente da Metha Energia?

Sim, existe esta possibilidade. Porém somente análise da sua instalação que definirá se você pode ser um cliente ou não.

Sobre o setor de energia

O que é um crédito de energia?

Quando uma micro ou mini-usina injeta energia na rede da distribuidora, essa energia se transforma em créditos, medidos em kWh. São esses créditos de energia que enviamos mensalmente para nossos clientes.

O que é custo de disponibilidade?

O custo de disponibilidade, ou taxa mínima, é um valor cobrado pelas concessionárias por disponibilizar a energia elétrica no ponto de consumo. Afinal, providenciar toda a infraestrutura elétrica e garantir o fornecimento energético certamente tem um custo! Assim, mesmo que não exista qualquer consumo de energia, a disponibilidade de energia precisa ser ressarcida.

O Custo de Disponibilidade é regulado pela resolução ANEEL n°414, que estabelece os seguintes valores mínimos de entrega de energia, conforme padrão de conexão com a rede:

I – O valor equivalente a 30 kWh, se padrão monofásico.

II – O valor equivalente a 50 kWh, se padrão bifásico.

III – O valor equivalente a 100 kWh, se padrão trifásico.

Caso você tenha um consumo mensal inferior à quantidade mínima aplicável, ele pagará pelo custo disponibilidade, cujo valor corresponderá à quantidade de energia mínima multiplicada pela tarifa.

O que é geração distribuída - sistema de compensação de energia?

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 define o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da sua concessionária local.

A geração compartilhada é uma das modalidades do Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Na geração compartilhada, um grupo de consumidores, reunidos, dividem entre si os créditos de energia gerados por uma usina de micro ou minigeração.

Detalhes do serviço

Como meu desconto é calculado?

O desconto proporcionado pela Metha Energia pode chegar a 15%, porém será o seu perfil de consumo, bem como outros parâmetros relacionados à sua instalação que definirão o montante do seu desconto. Ele é calculado sobre a quantidade de créditos de energia que nós enviamos para você mensalmente.

Por exemplo: Se o seu consumo em determinado mês foi de 200 kWh e a energia injetada por nós foi de 150 kWh, o desconto de 15% será aplicado sobre os 150 kWh que enviamos e os outros 50 kWh serão cobrados com seu valor integral.

Além disso, sobre outros encargos como taxa de iluminação pública, doações, etc. não é possível aplicar nenhum tipo de desconto.

Tem fidelidade?

Não há fidelidade. Você tem o direito de cancelar o contrato a qualquer momento com o simples envio de um email que informe esse desejo.

*Verifique a seção “Como cancelar meu cadastro na Metha Energia?”

O que muda na minha relação com a concessionária de energia?

Você continua sendo um cliente da sua concessionária de energia normalmente.

O único ponto de alteração é que a partir do momento que começar a receber os boletos da Metha Energia, você deve desconsiderar os da sua concessionária.

Mensalmente enviaremos créditos de energia para sua instalação que poderão ser visualizados através de um novo campo na sua fatura de energia denominado "energia injetada". Essa é a energia proporcionada pela Metha Energia, e é sobre ela que aplicamos o desconto de 15%. A diferença entre o que você consumiu e o que injetamos estará também contemplada em nosso boleto e repassaremos este valor bem como outros encargos (iluminação públicas, doações, etc.) para a concessionária quando identificarmos o seu pagamento.

Vou continuar sendo cliente da distribuidora que me atende hoje?

Sim, porém, ao invés de receber a conta da sua concessionária local, você receberá uma fatura da Metha Energia com o desconto aplicado e as informações discriminadas, tudo de maneira bem simples, sustentável e digital.

Como verifico se a conta da minha concessionária está em dia?

Você pode verificar a quitação das faturas pelo site da sua concessionária, utilizando os números de cliente e de instalação, ambos informados no boleto Metha Energia.

Como proceder se a luz da minha casa acabar?

Ainda que você passe a receber a fatura da Metha Energia, a distribuição da energia continua sendo feita pela concessionária local. Portanto, em caso de queda de luz, entre em contato direto com a sua concessionária CEMIG através do número 116.

Caso a energia seja cortada por inadimplência, você deve entrar em contato com a Metha Energia para regularizar sua situação.

Se tiver alguma dúvida do que fazer entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar e facilitar sempre.

O que acontece se eu mudar de casa?

Em caso de mudança de endereço é necessário um aviso prévio de 90 dias para atualização cadastral junto a concessionária e transferência de saldo caso permaneçam créditos de energia vinculados à antiga instalação.

Quais são os canais de atendimento da Metha Energia?

Atendemos pelo telefone (31)4141-6192 e também pelo WhatsApp neste mesmo número.

Também respondemos pelo email (contato@methaenergia.com.br).

Fique à vontade para entrar em contato da forma que preferir.

Como solicitar a 2ª via do boleto da Metha Energia?

Para solicitar a 2ª via do boleto da Metha Energia basta entrar em contato com a gente.

Pode ser por telefone ou WhatsApp no número (31) 4141-6192 ou, se preferir, pelo e-mail (contato@methaenergia.com.br).

Você também pode retirar através da área do cliente em nosso site. (Diponível a partir do dia 10/12/20).

Após a adesão, a economia é imediata?

Existem alguns prazos regulamentares que precisam ser cumpridos junto à distribuidora e depende também da disponibilidade de energia.

Após a aprovação da instalação cadastrada, te informaremos se já temos energia disponível para te atender. Assim que isso ocorrer, você receberá nossos termos de uso para assinar e será comunicado(a) da previsão do início do envios dos boletos Metha Energia com desconto.

No intervalo de espera, você continua pagando normalmente o boleto da distribuidora.

Comece a economizar!

Cadastre-se na Metha Energia do seu celular ou computador de forma fácil e sem burocracia.

Homem negro sorrindo