Light

Light - Grupo Light S.A.

Aqui você encontra todas as informações sobre a concessionária de energia Light! Confira instruções para solicitar serviços da Light, conheça os canais de atendimento disponíveis e saiba mais sobre a história da empresa.

Sobre a Light

Em atuação no Rio de Janeiro desde 1905, a Light está presente em 31 municípios fluminenses e conta com cerca de 4,5 milhões de clientes. Ao todo, a Light cobre uma área de 11.307 mil km² e leva energia para 11 milhões de pessoas, conectando 64% da população do Estado do Rio à rede elétrica.


Atendimento Light

A Light está disponível em diversos canais para atender aos consumidores, como WhatsApp, aplicativo iOS e Android e telefone:

CANAL DE ATENDIMENTO

0800 282 0120

EMERGÊNCIAS

0800 021 0196

DEFICIENTES AUDITIVOS

0800 285 2453

OUVIDORIA

0800 284 0182

Qualidade do serviço da Light

A Light está presente em 31 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e atende 4,5 milhões de clientes, sendo responsável pelo abastecimento elétrico de 64% da população do estado do Rio.

O Grupo Light é composto por 5 empresas: Light Serviços de Eletricidade, Light Energia, LightCom, Light Conecta e Light Soluções em Eletricidade. O grupo possui também 5 usinas hidrelétricas, com capacidade instalada de 855 megawatts.

Quanto à qualidade de serviço, a Light ocupa o 22º lugar no Ranking de Continuidade de Fornecimento de Energia Elétrica em 2020. Este ranking é realizado pela ANEEL e avalia a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica prestado pelas concessionárias de todo o país. Foram avaliadas 29 distribuidoras de energia nesta categoria. 

Já no Ranking de Tarifa Residencial, realizado também pela ANEEL, é constatado que a Light tem uma das tarifas mais caras do país. A concessionária de energia ocupa o 13º lugar do ranking, com valor da tarifa convencional de R$ 0,694 por kWh. A tarifa média nacional apresentada pela ANEEL é de R$ 0,590 por kWh.

Preocupação com sustentabilidade

A Light é uma empresa que acredita que a sustentabilidade deve se basear em três pilares: nas dimensões econômico-financeira, social e ambiental. Assim, as ações da empresa visam cumprir os compromissos assumidos com o meio ambiente, a sociedade e o desenvolvimento sustentável.

Dentre os compromissos com o meio ambiente, a empresa de energia estabeleceu em 2012 os “Compromissos da Light para o meio ambiente e o clima”, que atua com sustentabilidade em 6 frentes: Energia, Tecnologia, Biodiversidade, Emissões de GEEs, Resíduos sólidos e Água.  

Assim, a Light se dedica a reduzir emissões de gases de efeito estufa, preservar a biodiversidade das áreas onde atua, fazer a reciclagem de resíduos sólidos e garantir a qualidade da água utilizada.

Além disso, a Light faz parte da Rede Brasil do Pacto Global e adota os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, assumindo seu compromisso com o futuro das próximas gerações.

Já no papel social, a Light desenvolve ações que promovem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das populações onde atua. O Instituto Light desenvolve projetos de cultura, arte, educação e esporte e tem o objetivo de aproximar a empresa da sociedade, promovendo também a educação sobre boas práticas no consumo de energia.